quarta-feira, 21 de junho de 2006

Quem quer ir comigo? :)

Entre os dias 3 e 12
Jazz regressa em Agosto à Gulbelkian "sob o signo de Coltrane"
19.06.2006 - 20h16 Lusa

O jazz regressa em Agosto ao jardim da Fundação Gulbenkian, em Lisboa, com uma semana de concertos "sob o signo de Coltrane" e "forte preponderância" dos Estados Unidos, anunciou o director artístico do festival, Rui Neves.

No cartaz do "Jazz em Agosto 2006" figuram, entre outros, o sexteto de Anthony Braxton, The Cláudia Quintet, Rova Orkestrova Electric Ascension, Craig Taborn's Junk Music, Corkestra, Nels Cline e Evan Parker.
Trata-se de "um leque abrangente do mundo contemporâneo do jazz", desde o "neo free" e o "electrojazz" ao "jazz de câmara" e ao chamado "noise", diz Rui Neves.

O programa, que decorrerá de 3 e 12 de Agosto, inclui uma palestra de Evan Parker sobre Coltrane, uma das figuras míticas do jazz moderno, falecido em 1967 com apenas 41 anos, e a exibição de um filme com Coltrane, Miles Davis e Gil Evan, cedido pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos.

O "Jazz em Agosto" da Gulbenkian começou em 1984 e desde então já acolheu cerca de 180 concertos, a maioria deles no anfiteatro ao ar livre dos jardins da Fundação, com 900 lugares.Segundo os organizadores, nos últimos anos, o festival "ganhou projecção internacional" e é hoje citado nas "melhores publicações do jazz actual".

(Fonte: Público on-line)

7 comentários:

Fred disse...

Visto não ter ferias em Agosto, e ter que ficar por cá, pareceme uma boa ideia! Conta comigo

nno mar disse...

Apesar de ser "cliente" habitual, acho que não posso ir. Mas podendo, estarei nos melhores lugares, hehe
;)

Lisa disse...

Ich habe schon Coltrane zwei mal in Konzert gesehen : WONDERFUL !!

nno mar disse...

Wie?
Er ist tot seit viertig jahre!!!

Lisa disse...

Entschuldigung...ich dachte John Coltrane

Lisa disse...

OK, nein...nichts gesagt...habe echt nicht John Coltran gesehen (der seit vierzig Jahre gestorben), aber Sony Rollins... : déficit culturel aggravé

nno mar disse...

Ja, Sonny Rollins spielt viel sache von Coltrane. Er hat ein sehr gutes cd die "In the Spirit of John Coltrane" heisst.