quarta-feira, 21 de junho de 2006

Quem quer ir comigo? :)

Entre os dias 3 e 12
Jazz regressa em Agosto à Gulbelkian "sob o signo de Coltrane"
19.06.2006 - 20h16 Lusa

O jazz regressa em Agosto ao jardim da Fundação Gulbenkian, em Lisboa, com uma semana de concertos "sob o signo de Coltrane" e "forte preponderância" dos Estados Unidos, anunciou o director artístico do festival, Rui Neves.

No cartaz do "Jazz em Agosto 2006" figuram, entre outros, o sexteto de Anthony Braxton, The Cláudia Quintet, Rova Orkestrova Electric Ascension, Craig Taborn's Junk Music, Corkestra, Nels Cline e Evan Parker.
Trata-se de "um leque abrangente do mundo contemporâneo do jazz", desde o "neo free" e o "electrojazz" ao "jazz de câmara" e ao chamado "noise", diz Rui Neves.

O programa, que decorrerá de 3 e 12 de Agosto, inclui uma palestra de Evan Parker sobre Coltrane, uma das figuras míticas do jazz moderno, falecido em 1967 com apenas 41 anos, e a exibição de um filme com Coltrane, Miles Davis e Gil Evan, cedido pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos.

O "Jazz em Agosto" da Gulbenkian começou em 1984 e desde então já acolheu cerca de 180 concertos, a maioria deles no anfiteatro ao ar livre dos jardins da Fundação, com 900 lugares.Segundo os organizadores, nos últimos anos, o festival "ganhou projecção internacional" e é hoje citado nas "melhores publicações do jazz actual".

(Fonte: Público on-line)

7 comentários:

FredRap disse...

Visto não ter ferias em Agosto, e ter que ficar por cá, pareceme uma boa ideia! Conta comigo

Nunicius disse...

Apesar de ser "cliente" habitual, acho que não posso ir. Mas podendo, estarei nos melhores lugares, hehe
;)

Anne-Laure disse...

Ich habe schon Coltrane zwei mal in Konzert gesehen : WONDERFUL !!

Nunicius disse...

Wie?
Er ist tot seit viertig jahre!!!

Anne-Laure disse...

Entschuldigung...ich dachte John Coltrane

Anne-Laure disse...

OK, nein...nichts gesagt...habe echt nicht John Coltran gesehen (der seit vierzig Jahre gestorben), aber Sony Rollins... : déficit culturel aggravé

Nunicius disse...

Ja, Sonny Rollins spielt viel sache von Coltrane. Er hat ein sehr gutes cd die "In the Spirit of John Coltrane" heisst.