segunda-feira, 6 de junho de 2011

durante o dia estou rodeada pelos que escolheram este rumo, pelos que suspiram "finalmente", à noite cruzo-me com os que não se metem nessas coisas... que eles são todos iguais e isso pega-se. sei que os primeiros votaram em massa, não pergunto o que fizeram os segundos. eu fui votar e ontem percebi que não serviu de nada. discuto com quem reflecte todos os dias sobre o estado da nação - não porque lhe pagam, mas apenas porque acredita que merecemos algo melhor - e fico dividida entre a vontade de acreditar que isto se muda e a desilusão de não ver alternativa. sei que anda gente na rua, que os desiludidos são a maioria, mas custa-me misturar malabarismo com economia. também não percebi os homens da luta e o novo programa da rtp passa-me ao lado. talvez seja isso, talvez seja uma questão de humor. não fui talhada para esta contestação.
no final do dia penso no meu avô, socialista convicto. veio de trás-os-montes para lisboa muito antes da democracia estar no horizonte. penso nos meus pais e nas discussões políticas à hora do jantar. penso no meu irmão, cheio de princípios, mas a quem a ideologia não diz nada. é verdade, não me identifico com quem faz da contestação uma festa, mas acredito que uma sociedade em que a saúde, a educação e a justiça são igualmente acessíveis por todos é melhor do que as outras. talvez seja por isso que me custa menos estar do lado dos que desistiram do sistema do que daqueles que acham que isto agora é que vai ser.

2 comentários:

liliana pacheco disse...

Li recentemente que o facto de, no séc. XXI, já não esperarmos salvar o mundo através de uma ideologia partilhada nos faz mais individualistas... Não sei se a ideologia funciona como uma cola da sociedade (como a religião, por exemplo), mas desconfio que estando cada vez mais atomizados, vamos deixando cair valores sem nos apercebermos, muitas vezes... tempo esquisito este que vivemos, em que parece que já não se encontra nenhuma resposta certa... partilho da tua angústia.

fallorca disse...

«talvez seja por isso que me custa menos estar do lado dos que desistiram do sistema do que daqueles que acham que isto agora é que vai ser»
:)