terça-feira, 25 de outubro de 2005

Passeando por Köln


Morreu a pioneira dos direitos civis Rosa Parks

A mulher que ficou na história por ter recusado ceder o seu lugar sentado num autocarro a um homem branco, em 1955, morreu hoje aos 92 anos. Com o seu acto, Rosa Parks deu início a uma mudança na história dos Estados Unidos e ficou detentora do título de "mãe do movimento dos direitos civis" que poria fim à segregação racial no país.

Pelo acto de contestação, Rosa Parks foi presa, à semelhança do que tinha já acontecido a duas mulheres negras da cidade pelo mesmo motivo. Além da detenção, Parks foi multada em 14 dólares.

O facto de ter sido presa teve efeitos inéditos. A reacção da população negra de Montgomery foi um boicote de 381 dias ao sistema de autocarros local, organizado por um então pouco conhecido pastor baptista - Martin Luther King Jr. Em 1992, Rosa Parks comentava o seu papel na mudança histórica dos Estados Unidos com modéstia. "A verdadeira razão por não me levantar foi que senti que tinha o direito de ser tratada como qualquer outro passageiro. Suportámos aquele tipo de tratamento demasiado tempo". "Quando fui presa não tinha ideia de que se ia transformar nisto", disse Rosa Parks sobre a eclosão do movimento de direitos civis. "Foi só um dia como qualquer outro. A única coisa que o tornou significativo foi que as massas aderiram".

O movimento de direitos civis, que propalava a igualdade, começou com esse boicote em Montgomery e culminou, em 1964, com o Civil Rights Act, a lei que proibiu a discriminação racial em espaços públicos. O protagonismo de Rosa Parks impediu-a de encontrar emprego no estado de Alabama e ela e o marido, após muitas ameaças e assédios, mudaram-se para Detroit. Rosa Parks continuou o seu trabalho de activista e política e deu nome a um instituto, juntamente com o seu marido (que morreu em 1997), dedicado ao desenvolvimento pessoal dos jovens de Detroit.

(Fonte: Público on-line, 25.10.05)

sexta-feira, 21 de outubro de 2005

quinta-feira, 20 de outubro de 2005

Viagem a Amesterdão


Adorei esta cidade... Desde os canais, as casas inclinadas, o restauante italiano com fado como música ambiente, a mistura de culturas, as bicicletas, a vista do terraço da escola de dança, as bolachas de caramelo, os barcos-casa, o mercado, a noite, a língua.... tudo! Não consigo dizer mais nada, a não ser: obrigada Susana pela hospitalidade e pelas visitas guiadas! Deixo as fotos (tirei 70 em dois dias!) falarem por mim.

domingo, 9 de outubro de 2005

Visita Presidencial a Köln


A primeira visita Presidencial aos desterrados dos Erasmus
Vindo de Amsterdão acompanhado pela Primeira Dama Susana (claro! - em alemão Sofia - sou uma grande tradutora), o Presidente Da Komissão decidiu começar a sua ronda pela Europa (como bom Presidente que é, não esquece os que estão longe).
A recepção oficial teve lugar na escadaria da Catedral de Colónia (excelente cartão de visita), depois de uma breve passagem pela minha residência, partimos à (re)descoberta da cidade: Zülpicherplatz, Biergarten, Kneipe e Flohmarkt, passaram a ser palavras oficiais dentro do seio da Komissão.
No Sábado começámos por um almoço num dos muitos restaurantes baratos (ninguém paga as cotas - palavras do Presidente!) da cidade.
Passeámos pela parte antiga de Colónia, para jantar decidimo-nos por um restaurante (mais ou menos) típico alemão, fizémos uma breve passagem pelos bares da cidade e acabámos a noite em casa, numa tertúlia animada, companhados por uma garrafa de vinho tinto turco (sempre à procura de novas experiências).
Hoje fomos à minha feira da ladra preferida (isto começa mesmo a ser um vício) onde comprámos um sem número de bugigangas (pelos preços do costume) e finalmente provei (provámos) comida feita por mães alemãs!
Estávamos cheios de vontade de visitar o museu sobre o Nacional Socialismo, mas esquecemo-nos das horas (o museu fecha às 16 horas) e acabámos por passear relaxadamente pela cidade.
Neste momento o Presidente está a fazer a sua super lasanha que vai ser acompanhada por vinho da África do Sul ou/e da Califórnia - as escolhas aqui são sempre fantásticas.

P.S. Amanhã o casal presidencial segue para Bruxelas para uma visita verdadeiramente oficial!