sábado, 17 de setembro de 2005

ansichten christi

Ansichten Christi - Das Christusbild von der Antike bis zum 20.Jahrhundert

Assim se chama a última exposição que fui ver (e que está patente no Museu Wallraf Richartz - Fondation Corboud), numa tradução livre quer dizer: Aspectos de Cristo - a imagem de Cristo desde a Antiguidade até ao século 20.
Mais do que uma viagem pelo tempo, a exposição apresenta a imagem de Cristo sob diferentes pontos de vista: I - a ressureição e o retorno triunfal de Cristo, II - a representação simbólica ou abstracta de Cristo, III - o retrato figurativo de Cristo, IV - Cristo e os artistas, V - aspectos de Cristo no papel, VI - a dualidade de Cristo enquanto Deus e Cristo enquanto Homem, VII - paixão e emoção.

Vale a pena, não só pelos VII temas estarem muito bem conseguidos, mas também por certas obras de arte individualmente consideradas, de artistas como Michelangelo, El Greco, Rubens, Dürer, até Gaudi, Picasso, Beuyes ou Warhol.

Pessoalmente, uma certa escultura de Rodin "a mão de Deus" e uma imagem de Cristo intitulada o véu de Verónica que é desenhada com apenas uma linha ( de 1735) impressionaram-me especialmente.

Sem comentários: