segunda-feira, 11 de setembro de 2006

- Que é que queres deste homem? - perguntou a ama.
- A verdade - disse o general.
- Conheces bem a verdade.
- Não conheço - replicou em voz alta, sem se preocupar com o facto de o criado e a criada, ao ouvirem a sua voz, terem parado com o arranjo de flores e olhado para cima. Mas logo a seguir baixaram o olhar e continuaram, mecanicamente, a arrumação. - É mesmo a verdade que não conheço.
- Mas conheces a realidade - disse a ama numa voz aguda, ofensiva.
- A realidade não é a verdade - retorquiu o general. - A realidade é apenas um pormenor. Nem Krisztina conhecia a verdade. Talvez ele, Konrád, soubesse. Agora vou apurá-la - disse calmamente.

Sándor Márai, As velas ardem até ao fim

2 comentários:

O Meu Outro Eu Está a Dançar disse...

a minha mãe leu esse livro e adorou e hoje, no jornal do comboio, vi outra referência ao mesmo.. acho que vou ter que ler... até porque gosto de quem anda atrás da verdade verdadinha, verdade seja dita...

O Meu Outro Eu Está a Dançar disse...

ah! ...e hoje tive uma oral de geografia... tive que explicar o que é uma ninmbostratus!